terça-feira, 6 de março de 2012

NEUROSE

por Osho

A neurose só vem quando você não pode aceitar o fracasso. Ela nunca vem quando você está sendo bem-sucedido.
Quando as coisas estão indo perfeitamente bem, quando você está no topo do mundo, por que deveria ficar neurótico? O problema somente surge quando você descobre que não está mais no topo. Você está na vala escura e lúgubre, agora as coisas não estão indo bem.
É nesse momento que a neurose entra. A mesma energia que estava se tornando ambição e que estava sob seu controle se volta contra você como fracasso, começa a matá-lo, a destruí-lo. Se todo neurótico fosse bem-sucedido, não haveria mais neurose no mundo. Enquanto Hitler foi bem-sucedido, ninguém suspeitou de que ele fosse louco. Mas, no último momento, ele próprio soube que era louco - suicidou-se.
O problema surge somente quando você não é bem-sucedido. Você precisa apenas ser brincalhão enquanto estiver sendo bem-sucedido. Desenvolva essa atitude de diversão. O sucesso e o fracasso não são o ponto - desfrutar tudo o que você estiver fazendo é o ponto.
Cada sucesso é seguido pelo fracasso, cada dia é seguido por uma noite, e cada amor é seguido por uma escuridão. A vida é progressão, movimento, nada é estático. Agora você é jovem, um dia ficará velho. Agora você tem muitos amigos, um dia não terá nenhum. Agora você tem dinheiro, um dia você não terá.
Se você for brincalhão, nada estará errado. Apenas uma qualidade precisa ser desenvolvida: a da diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário