quinta-feira, 29 de março de 2012

Diálogos e Probabilidades sobre a SOLIDÃO

(Jordan Campos)

É, minha imortal Lispector... Minha força não está na solidão, como vc defendia o contrário. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, sim e bem sei que também sou o escuro da noite.
Mas nasci de algum modo “torto” ou me ejetaram logo cedo.
Sabe como é? Não... Não sabe. O problema de quem teoriza apenas é este.
Não sente e quer dar de douto.
(não falei com você isso não viu Clarice?)

Quando uma parte saiu de mim e vagou sozinha, crescendo longe de mim...
A outra parte magoava muitas pessoas por confundi-las com esta tal parte primeira.
É que eu não sabia da existência dela.
Sabe, quando você tem um coração partido bem no meio do teu peito e dói?
Não é figura de linguagem... É dor mesmo!
Quando o silêncio sufoca e fica difícil buscar o ar, mesmo ele estando aqui ao lado?
Me entende? Entende? Atende?
Não, não sabe. Tirando leite de pedra que só chora quando chove.
Achava ela, a pedra. Unf...

A solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais.
Mas que fazer quando se é apenas um homem, com seus erros e buscas incondicionais... Condicionadas e as vezes altruístas de mais?
Entendo que há momentos infelizes em que a solidão e o silêncio se tornam meios de liberdade.
Mas e quando a liberdade não te tira nem do seu quarto?
Sabe como é? Não, não sabe. ($%$#@@#$%¨%)
Saco do bolso então o Aristóteles quando ele dizia que quem encontra prazer na solidão, ou é fera selvagem ou é Deus.
Não transformo água em vinho nem mordo... então, melou!

Solidão é quando seu coração está cheio de desejosos e preces, e mesmo assim sobra tanto lugar nele que não acaba mais. (aumenta a TV)
Tudo bem, tudo bem... É a solidão que inspira os poetas, cria os artistas e anima o gênio. Entendo... Mas... que porcaria isso!
Você só quer chegar em casa e não ver mais tudo no mesmo lugar.
Neruda dizia que saudade é solidão acompanhada, que é quando o amor ainda não foi embora,  mas o amado já. (cruel)
Sim, sim... tantas teorias!!!
Fico a me perguntar se a lagarta sabe que logo depois do casulo apertado e solitário...
Haverá a liberdade e a beleza de uma linda borboleta?
Fico a me perguntar se aqueles parreiras secas e sem folhas sabem que na próxima estação estará repleta de uvas, que produzirão vinhos que farão amantes dizerem a verdade e bobagens?
Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável, mas quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável.
Mas parece haver um erro em se auto-abandonar.
Você não conseguirá tapar as narinas agora e se matar.
Nem se engarguelar com as mãos e se asfixiar.
Seu corpo simplesmente não vai deixar.
E por que deixaria algo tão lindo como sua essência sair?
Ah, tá... a história da borboleta! Estranho, hein?

É que como Nietzsche, eu também acho que a minha solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas…
Detestamos quem nos rouba a solidão, sem em troca nos oferecer verdadeiramente companhia.
Vinícius de Morais disse que mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão. Uhmmm, seu boêmio danado!
Enfim... Solidão não cura com aspirina, com dorflex, com rivotril, nem fluoxetina...
Às vezes nem com a presença de quem diz te amar.
Às vezes nem com todo o dinheiro na conta.
Às vezes...
Vou voltar a escrever sobre isso mais tarde.
Tem bolo com sequilho aqui.
Fui...

Um comentário:

  1. Quanta lucidez e sensibilidade! Aliás, todos os textos que já li, neste blog, são ricos e, ao mesmo tempo, de uma smplicidade... Certamente, em breve, estarei batento às portas do seu consultório. Dr. Jordan! Não foi sem razão que, depois de tantas buscas, encontros e desencontros, aqui cheguei, à procura de um terapeuta que pudesse alcançar o que eu, sozinha, ainda não consigo. Acho que encontrei o profissional certo! Alexsandra.

    ResponderExcluir