quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O programa que estuprou o Brasil - entendendo o que aconteceu no tal BBB pelos olhos da Lei e da Fisiologia Comportamental.

(Por Jordan Campos)

Tudo bem... Sei que é um "saco" ficar dando mídia para o tal BBB (Bestialidades do Boni e Bial), mas tenho meu papel de pai/professor/terapeuta e cidadão brasileiro; e essas coisas passaram dos limites. Vamos fazer o quê? Ficar mudos e dar ibope para maluco dançar e ganhar milhões?
O foco todo é em cima do rapaz Daniel que poderia ter estuprado a Monique. Mas toda a história podre do presente repousa em permissividades e bolas de neve passadas e numa hierarquia corrupta da Rede Globo. E temos que entender quem é quem nesta história. O programa é que estuprou o Brasil. O Boni, diretor do programa, deu uma declaração que nada havia acontecido, e hoje já circula na mídia que mudou a opinião. Tá com medo, Nininho???? E o Bial vai sacar mais uma poesia decorada hoje pela noite, com aquela voz de filtro solar vencido, fazer uma gracinha e bater no peito que são “os heróis dele”.
Vamos aos fatos. Chega de apenas ficar sabendo e nada fazer... E o fato primeiro é que a produção do programa, e a rede Globo toda é a culpada direta disso. O fato é que para a Rede Globo a Lei não se aplica. Simples: eles incentivaram o uso de álcool para inflamar a libido e a sombra de todos, que é o que dá ibope, e vão escapar ileso do acontecido? Não sei se foi estupro ou se foi uma “posse sexual mediante fraude”. Os dois são crimes sexuais, o segundo é mais ameno e o artigo da lei 12.015/09 em que ele deveria ser enquadrado é o Art. 215. “Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos”. 
Achei pelo que vi, a palavra estupro muito pesada.
Você sabia que por força de contrato eles são “obrigados” a beber?
A primeira responsabilidade sobre o fato é da produção, pois viram acontecer , incentivaram a embriaguez, e não interromperam o que viram quando se consumou. Todo mundo com “paper view” assistiu e eles que estão lá não poderiam dizer: “Daniel, você está sendo filmado?” – Mas não... deixa fazer, que a Globo é blindada. Gente, é uma acusação séria, e para uma investigação limpa e normal a polícia tem que seguir o que a Lei manda:
- Recolher todas as fitas.
- Interrogar todos os participantes, produção, câmeras.
- Acionar a Globo e a produção por facilitação ao crime e se for dito que houve crime sexual, por omissão de socorro.
- Suspender o programa.

Mas por que, diante dos fatos e vídeos, nada se faz? Porque nós apenas falamos disso em casa e com amigos e ficamos de bate-papo. Que tal incentivar seu amigo delegado, promotor, juiz a fazer algo? A Lei deve ser cumprida. Vou chamar o Arnaldo Cesar Coelho para repetir seu chavão: “a regra é clara”. Imaginei com angústia o pai da Monique vendo o paper view e sem poder fazer nada gritando para alguém lá interromper a coisa. O tal do Daniel, passou dos limites? Não sei, sinceramente. Como terapeuta sei bem o que é um estado hipnótico, movido pela imensa excitação e bebida, maximizados num ambiente fechado e atemporal, sob imensa pressão. O campo límbico do nosso cérebro, para amenizar esta situação estressante para a mente/corpo começa a liberar hormônios sedativos, como a dopamina/ noradrenalina em massa, o que gera uma possível hipérbole de sentimentos e ação. Se alguém consumou um crime sexual explícito foi a Globo e não ele. O entendimento do funcionamento bio-fisio-mental ajudaria a entender várias “aberrações” que costumeiramente julgamos e sentenciamos.  Não suporto injustiça e julgamentos sem observar todos os lados.  Acho inclusive que cabe ao Daniel, uma indenização por danos morais, pois para sempre ele vai ser visto e apelidado de estuprador do Big Brother. E para a Monique também.

Eu admirava o Pedro-Bial-Filtro-Solar-Com-Insolação, mas isto tudo me ressoa agora numa declaração da época da separação dele com a Giulia Gam, quando ela disse, tentando explicar os motivos de pedir o divórcio dele: "É um exercício digno de Monge do Tibet não transferir seus ressentimentos, sua dor, sua mágoa para a criança e preservar de alguma maneira a figura do Bial...Eu e ele nunca conversamos sobre o que teria azedado a relação. Posso dizer que a história é muito pior do que você possa imaginar. Por isso não vou falar".

Voto para a interrupção do programa e para que a LEI seja aplicada neste país.

Só e tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário